Avançar para o conteúdo

COMO SURGIU A CONFRARIA DOS CAMARADAS DE CAVALARIA

A Confraria não foi criada, ela é fruto de um movimento espontâneo surgido após a realização de uma reunião convocada por Lannes de Souza Caminha e Sylvio Campos Paes Leme. Era um jantar ao qual compareciam cavalarianos de diversas origens, alguns dos quais nem se conheciam, tendo como objetivo principal congregar pessoas de uma mesma formação e mesmos princípios, dispostas a preservar e cultuar os chamados ideais da Cavalaria.
A esta reunião (10 de maio de 1976) estiveram presentes: Álvaro Soares Dutra, Athos da Silveira Ramos, Alberto Sofia, Antônio Augusto Echevarria (da Argentina), Atílio Palermo, Bráulio lsnard Carsalade, Berilo Dantas, Carlos Póvoa, Cláudio Rubens Fornari, Darcy Jardim de Mattos, Durval Lobo, Euclydes de Oliveira Figueiredo, Fábio Barros, Heitor Gomes de Almeida, Hélio Cipriano, Hudson Soares, Lannes de Souza Caminha, Lário Lopes Serrano, Luis Carlos Leite Guimarães, Luís Maurício da Costa Memória, Oscar Muller, Rui Dourado, Sérgio Aguinaga, Sylvio Gomes Pedrosa, Sylvio Paes Leme, Sylvio Paes Leme Filho, Theodorico Gahiva e Waldo Chagas Nogueira.
Como desejado e esperado, a reunião teve um transcurso animado e alegre, com grandes momentos de boas recordações vividas no âmbito das Organizações da Cavalaria.

Ao final do encontro, foi unânime a opinião de que outras reuniões deveriam ser realizadas, com aquela mesma informalidade e mesmo objetivo de congregar todos aqueles que pertencem ou pertenceram a uma Unidade ou a uma Grande Unidade de Cavalaria, que expressassem os mesmos sentimentos mostrados pelo grupo. Surgiu a Confraria dos Camaradas de Cavalaria (3C) na Cidade do Rio de Janeiro.

“Se não tens no coração, a pureza de princípios; a rapidez do raio no apoio pleno a qualquer camarada que necessitar de ajuda; a coragem do leão em defender o patrimônio moral e espiritual de cada confrade; para trás, não és digno de pertencer à nobre Confraria dos 3C.”