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Lembrança 33

Parque Regional de Manutenção da 1ª Região Militar
Por Iberê Mariano da Silva (▪).

5ª parte
 
e. Material de Motomecanização
 
1.  Finalidade.
 
Detectar as avarias ocorridas de maneira sistemática nas viaturas durante a Missão da Força de Paz do Exército Brasileiro em Angola.
 
2.      Desenvolvimento.
 
2.1) 07 (sete) VTE CSR (obs: Canhão Sem Recuo) e 1 (uma) VTNE  ½ Ton, 4×4, JPX.
 
a. Vazamento de óleo pelo retentor traseiro.

  • Viaturas atingidas pela pane: 08 (oito).
  • Ocorrência no universo: 100%.

-.Correção: substituição do retentor e rebaixamento do orifício de escoamento de óleo do mancal traseiro.

b. Corrosão da válvula dosificadora da bomba injetora.

  • Viaturas atingidas pela pane: 03 (três).
  • Ocorrência no universo: 37%.
  • Correção: substituição da válvula.

c. Falta  de “Santo Antônio”.

  • Viaturas atingidas pela pane: 08 (oito).
  • Ocorrência no universo: 100%.

d. As VTE CSR com o canhão 106SR, montado ficavam com o centro de gravidade muito alto, comprometendo a estabilidade das viaturas.

  • Viaturas atingidas pela pane: 07.
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Colocação de lastros laterais de 120 Kg para baixar o centro de gravidade, após estudos e testes.
     
    2.2) 70 (Setenta) Vtr 1 Ton, 4×4, Picape Toyota.
     
    a. Desgaste das hastes de acionamento dos garfos da tampa da caixa de mudança, ocasionando engrenamento simultâneo de duas marchas.
  • Viaturas atingidas pela pane: 07 (sete).
  • Ocorrência no universo: 10%.
  • Correção: substituição das hastes.

b. Quebra do suporte da caixa de expansão do radiador.

  • Viaturas atingidas pela pane: 50 (cinquenta).
  • Ocorrência no universo: 70%.
  • Correção: substituição do suporte.

c. Arqueamento irregular dos feixes de molas dianteiros.

  • Viaturas atingidas pela pane: 70 (setenta).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Correção do arqueamento e reforço do feixe de molas com colocação de mais uma mola.

d. Falta de uniformidade na montagem das rodas (pneus com bandas de rodagem com desenhos diferentes) e com desgastes excessivos.

  • Viaturas atingidas pela pane: 35 (trinta e cinco).
  • Ocorrência no universo: 50%.
  • Correção: Substituição por pneus novos com bandas de rodagem iguais.

Todas viaturas tiveram seus pneus trocados por novos.

e. Base de antena externa montada na lateral da cabine, confundindo o controle da largura da viatura pelo motorista e causando deformações na chapa da lateral.

  • Viaturas atingidas pela pane: 70 (setenta).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Colocação da base na parte central interna das laterais da carroceria e dutos adequados aos rádios.

f. Falta de lubrificação da viatura.

  • Viaturas atingidas pela pane: 70 (setenta).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Lubrificação.

Observação: Todas soluções do Parque 1 de problemas ocorridos (estes e outros não constantes deste relatório), foram adotadas pela Empresa TOYOTA.
 
2.3) 08 (Oito) Vtr basculante, 4 m³, 4×2, MB 1214.
 
a. Arqueamento irregular dos feixes de molas dianteiros.

  • Viaturas atingidas pela pane: 08 (oito).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Correção do arqueamento.
    b. Quebra dos dentes da coroa e pinhão do diferencial.
  • Viaturas atingidas pela pane: 08 (oito).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: substituição das engrenagens.

c. Pneus com as bandas de rodagem excessivamente desgastadas.

  • Viaturas atingidas pela pane: 08 (oito).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Substituição por pneus novos.

d. Lanternas traseiras montadas na carroceria em local impróprio, ficando muito expostas a quebras.

  • Viaturas atingidas pela pane: 08 (oito).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Montagem das lanternas em local mais protegido.

e. Falta de lubrificação da viatura.

  • Viaturas atingidas pela pane: 08 (oito).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Lubrificação.

Observação: Todos problemas ocorridos foram repassados para conhecimento da Mercedes Benz.
 
2.4) 70 Setenta Vtr 5 Ton , 4×4, MB 1418.
 
a. Arqueamento irregular dos feixes de molas dianteiros.

  • Viaturas atingidas pela pane: 35 (trinta e cinco).
  • Ocorrência no universo: 50%.
  • Correção: Correção do arqueamento.
     
    b. Engates para reboque quebrados.
  • Viaturas atingidas pela pane: 50 (setenta).
  • Ocorrência no universo: 70%.
  • Correção: Retirada  de  todos  engates  de  100%  das  viaturas aguardando troca intermediada pela DMM e SCT.

( problema entre forjamento e fundição ).

c. Pneus com as bandas de rodagem excessivamente desgastadas.

  • Viaturas atingidas pela pane: 70 (setenta).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Substituição por pneus novos.

d. Falta de lubrificação da viatura.

  • Viaturas atingidas pela pane: 70 (setenta).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Lubrificação.

e. Disco, platô e colar de embreagem com desgaste excessivo.

  • Viaturas atingidas pela pane: 28 (vinte e oito).
  • Ocorrência no universo: 40%.
  • Correção: Substituição dos componentes.

f. Hastes dos faróis de escurecimento partidas devido a trepidação da viatura.
 

  • Viaturas atingidas pela pane: 70 (setenta).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Fixação dos faróis na alça da sua parte superior.

g. Acionamento da tração dianteira inoperante ao se utilizar a iluminação militar.

  • Viaturas atingidas pela pane: 70 (setenta).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Correção dos circuitos na chave NATO. 

(Notificado à DMM com esquema a ser utilizado por todas OMs).

Observação: Todos problemas ocorridos foram repassados para conhecimento da Mercedes Benz.
 
2.5) 16  (dezesseis) VTE Multimodal MBB 2635.
 
a. Pneus com as bandas de rodagem excessivamente desgastadas.

  • Viaturas atingidas pela pane: 16 (dezesseis).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Foi  aguardado recursos para troca por pneus novos, pois houvera engano do órgão supridor ao informar que possuía por ocasião da licitação geral.

b. Centro de gravidade muito alto, comprometendo a estabilidade das viaturas.

  • Viaturas atingidas pela pane: 16 (dezesseis).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Foi aguardado solução do escalão superior de nova carroceria.

c. Baterias com amperagem inferior à especificada.

  • Viaturas atingidas pela pane: 5 (cinco).
  • Ocorrência no universo: 38% de 13.
  • Correção: Substituição por baterias adequadas.

c.   Perda total da viatura por capotagens e queda do navio.

  • Viaturas atingidas: 3 (três).
  • Ocorrência no universo: 19%.

Observação: Todos problemas ocorridos foram repassados para conhecimento da Mercedes Benz.
 
2.6) 14 (quatorze) VBTP EE-11 Urutu e 2 (dois) VBR EE-9 Cascavel.
 
a. Quebra dos dentes do pinhão e coroa do diferencial traseiro.

  • Viaturas atingidas pela pane: 05 (cinco).
  • Ocorrência no universo: 31%.
  • Correção: Substituição de pinhão e coroa.

b. Quebra dos dentes do pinhão, coroa, satélites e planetárias do diferencial dianteiro.

  • Viaturas atingidas pela pane: 02 (dois).
  • Ocorrência no universo: 12%.
  • Correção: Substituição das engrenagens.

c. Árvore da transmissão dianteira empenada.

  • Viaturas atingidas pela pane: 05 (cinco).
  • Ocorrência no universo: 31%.
  • Correção: Substituição da árvore de transmissão.

d. Falta de lubrificação da viatura.

  • Viaturas atingidas pela pane: 16 (dezesseis).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Lubrificação.

e. Buchas das balanças da suspensão dianteira com desgaste acentuado.

  • Viaturas atingidas pela pane: 16 (dezesseis).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Substituição das buchas.

f. Árvore da transmissão traseira empenada.

  • Viaturas atingidas pela pane: 03 (três).
  • Ocorrência no universo: 18%.
  • Correção: Substituição da árvore de transmissão.

g. Mola helicoidal da suspensão dianteira quebrada.

  • Viaturas atingidas pela pane: 05 (cinco) molas de 32 (trinta e duas).
  • Ocorrência no universo: 15%.
  • Correção: Substituição das molas.

h. Empenamento e rachaduras dos aros de roda.

  • Viaturas atingidas pela pane: 10 (dez) aros de 96 (noventa e seis).
  • Ocorrência no universo: 15% das viaturas.
  • Correção: Substituição dos aros.
     
    2.7) 5 (cinco) VTTNE Cavalo Mec MBB 2635.
     
    a) Pneus com as bandas de rodagem excessivamente desgastadas.
  • Viaturas atingidas pela pane: 05 (cinco).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Substituição dos pneus. (Aguardou crédito).
     
     
    2.8) 5 (cinco)  VSRNE, Prancha Leito reto, 45 Ton, 12 R, Tectran.
     
    a) Pneus com as bandas de rodagem excessivamente desgastadas.
  • Viaturas atingidas pela pane: 05 (cinco).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: Substituição dos pneus. (Aguardou crédito).

b) Tubulações do sistema pneumático do freio danificadas, tendo em vista que as pranchas trafegaram fora de estrada, fugindo a campos minados.

  • Viaturas atingidas pela pane: 05 (cinco).
  • Ocorrência no universo: 100%.
  • Correção: recuperação do sistema pneumático.
     
    3.  Execução da Manutenção.
     
    O modelo de manutenção adotado, foi o de aprestamento, com trabalho paralelo em 04 (quatro) linhas de manutenção e com duração aproximada de 09 (nove) meses.

O principal ponto de estrangulamento ocorreu na Seção de Pintura, sendo necessário, para fazer face ao grande volume de viaturas a serem pintadas, constituir  07 (sete) equipes de pintura com 05 (cinco) homens em cada, bem como a aquisição de aproximadamente 20 (vinte) pistolas de alta pressão, 05 (cinco) compressores e 03 (três) equipamentos especiais para pintura.
 
3.1) Efetivo de pessoal nas Equipes de Manutenção.

  • Pintura: 25 (vinte e cinco) homens em média.
  • Urutu e Cascavel: 35 (trinta e cinco) homens.
  • Toyota, Van e JPX: 20 (vinte) homens.
  • MBB 1214, 1418 e 2635: 30 (trinta) homens.
  • Eletricidade: 08 (oito) homens.
  • Lanternagem: 15 (quinze) homens.
  • Capotaria: 04 (quatro) homens.
  • Lavagem de viaturas: 02 (dois) homens.
  • Controle de qualidade: 03 (três) homens.
  • Ferramental da viaturas: 02 (dois) homens.
  • Suprimento das linhas de manutenção: 06 (seis) homens.
  • Carpintaria: 06 (seis) homens.
  • Borracharia: 06 (seis) homens.                         
    Total: 162 homens.

163.296 homens hora.
 
Valor total de mão de obra do Exército, empregado na manutenção do material de moto mecanização proveniente de Angola: R$ 1.632.960,00.

O valor acima é calculado meramente para ser avaliado, não representando despesa.

Valor orçado de uma amostra, para fins de comparação, nos leva no mercado civil a quantia de aproximadamente R$ 3.000.000,00.
 
4.      Consumo Geral.
 

  • 256 (duzentos e cinquenta e seis) baterias.
  • 1.199 (um mil cento e noventa e nove) pneus.
  • 437 m³ (quatrocentos e setenta e três metros cúbicos) de oxigênio.
  • 261 m³ (duzentos e sessenta e um metros cúbicos) de acetileno.
  • 14 m³ (quatorze metros cúbicos) de argônio.
  • 15 m³ (quinze metros cúbicos) de nitrogênio).
  • 396 (trezentos e noventa e seis) latas de plastique.
  • 1.017 (um mil e dezessete) rolos de fita crepe.
  • 5.204 (cinco mil duzentos e quatro) folhas de lixa.
  • 400 (quatrocentos) litros de querosene.
  • 850 (oitocentos e cinquenta) quilos de estopa.
  • 250 (duzentos e cinquenta) litros de fluido de freio.
  • 1.659 (um mil seiscentos e cinquenta e nove) litros de óleo SAE 90.
  • 1885 (um mil oitocentos e oitenta e cinco) litros de óleo SAE 40 MD.
  • 120 (cento e vinte) quilos de graxa GMA-2.
  • 1.163 (um mil cento e sessenta e três) galões de tinta verde floresta fosco.
  • 293 (duzentos e noventa e três) galões de tinta verde floresta brilhante.
  • 164 (cento e sessenta e quatro) galões de tinta verde floresta para toldo.
  • 2.086 (dois mil e oitenta e seis) galões de redutor.
  • 130 (cento e trinta) galões de retardador.
  • 100 (cem) galões de redutor para toldo.
  • Peças, Ferramental, Suprimentos, etc em muito grande quantidade
     
    5.      Conclusão
     
    5.1) Faltou nas viaturas pontos de amarração para içamento e fixação no navio.

5.2) Os danos causados nas viaturas mostram que os motoristas não eram militares com longa experiência em direção.

5.3) Há necessidade de se criar dispositivos nas NARMMOTO para a administração do Material de Motomecanizacão no Teatro de Operações em situação real.

5.4) Os reboques não foram utilizados por ter sido mais prático o deslocamento de 2 (duas) viaturas e os engates das viaturas MB 1418 não serem apropriados para o atrelamento dos mesmos (os engates quebravam com os reboques cisterna atrelados).

5.5) Faltou suprimento crítico para a manutenção das Viaturas Blindadas Urutu e Cascavel em Angola, motivo de seu estado bastante ruim por ocasião da desmobilização.

O suprimento por ventura lá existente não correspondia ao modelo em operação. Como o uso foi intenso apelou-se para a canibalização.  O mesmo aconteceu com as Toyotas.

5.6) Todas as viaturas normais gastaram em média pouco menos de R$ 1,00 (um real) por quilômetro rodado ao ser manutenida.

5.7) As viaturas TOYOTA não foram equipadas com iluminação militar.

5.8) Os JPX 106 SR foram muito pouco utilizados, pois apresentavam o perigo de capotar.

Mesmo assim chegaram com panes gerais.

Dado dificuldades para se adquirir peças de reposição foi muito difícil sua recuperação de modo econômico.

Para peças, só comprando um conjunto caro, quando encontrado, pleno daquilo que não era necessário.

Obs final na parte moto: A Mercedes-Benz e a Toyota pediram autorização para virem aprender sobre a situação das viaturas após estarem num Teatro de Operações verdadeiro.

Já a JPX queria receber verba para ensinar a manutenir o Jeep.

Após se darem conta da realidade, pediram desculpas pela arrogância. 

Nós não cobramos nada pelos ensinamentos,  kkk.
 
Continua na 6ª parte.
 
(*) General-de-brigada engenheiro militar veterano, AMAN Mat Bel 67, Pqdt Militar, Mestre Salto, Guerra na Selva, Graduado (Eng Eletrônica) e Pós-graduado MSc (Nuclear) pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pela École Nationale Supérieure de l’Aéronautique et l’Espace (França) , diplomado pelo Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).