Registros do Gen. Bda. Eng. Mil.Veterano Iberê Mariano da Silva, durante sua vida na Ativa do Exército Brasileiro.
Eu Fui JuizPor Iberê Mariano da Silva (*) . Por três vezes fui sorteado para integrar um Conselho Permanente de Justiça. Com minha sorte, eu…
Parque Regional de Manutenção da 1ª Região MilitarPor Iberê Mariano da Silva (▪) 6ª parte f. Material de Engenharia 1. IntroduçãoA Seção de Manutenção de Material…
Parque Regional de Manutenção da 1ª Região MilitarPor Iberê Mariano da Silva (▪). 5ª parte e. Material de Motomecanização 1. Finalidade. Detectar as avarias ocorridas de maneira sistemática nas…
Parque Regional de Manutenção da 1ª Região MilitarPor Iberê Mariano da Silva (▪) 4ª parte d. Material de Saúde IntroduçãoEste relatório visa apresentar as atividades desenvolvidas…
Parque Regional de Manutenção da 1ª Região MilitarPor Iberê Mariano da Silva (▪) 3ª parte. A Organização e os Primeiros dos trabalhos de Manutenção. As…
Parque Regional de Manutenção da 1ª Região MilitarPor Iberê Mariano da Silva (▪) 2ª parteOrganização do Pq R Mnt/1 para o Recebimento do Material da…
Parque Regional de Manutenção da 1ª Região MilitarPor Iberê Mariano da Silva (▪) 1ª parte Fui nomeado diretor do Parque Regional de Manutenção da…
Série Sobre UNAVEM IIIPor Iberê Mariano da Silva (▪) 2ª parteO BATALHÃO Ao chegarmos no corpo da guarda da sede do BRABAT, recebemos todo…
Série Sobre UNAVEM IIIPor Iberê Mariano da Silva (▪) 1ª parte. Quando eu servia na SCT (Secretaria de Ciência e Tecnologia), fui designado para uma…
Um Grande ComandantePor Iberê Mariano da Silva (▪) Minha turma de Material Bélico na AMAN, turma Independência de 1967, foi classificada em dois grupos. Sete…
Invenções, Pesquisas e DesenvolvimentosPor Iberê Mariano da Silva (*) Grande parte da minha reminiscência, eu escrevi como prefácio para o último livro do meu grande…
Minhas Lembranças e Participações na Área de Mísseis e Foguetes (parte4)Por Iberê Mariano da Silva. Em princípio eu não queria ir para a França devido…
Minhas Lembranças e Participações na Área de Mísseis e Foguetes (parte3)Por Iberê Mariano da Silva. Ao término do Curso de Mestrado em Engenharia Nuclear na…
Minhas Lembranças e Participações na Área de Mísseis e Foguetes ( parte2 )Por Iberê Mariano da Silva. Em 25 de agosto de 1968, fomos promovidos…
Minhas Lembranças e Participações na Área de Mísseis e Foguetes (parte 1). Por Iberê Mariano da Silva Para falar de mísseis e foguetes, precisamos por um…
A Apresentação. Por Iberê Mariano da Silva. Nós, os sete Aspirantes que fomos classificados no Batalhão de Manutenção da Divisão Blindada, decidimos nos apresentar juntos. Adentramos…
Sobrevoando a AmazôniaPor Iberê Mariano da Silva. A primeira vez que sobrevoei a Amazônia foi ao término do curso de Mestre Salto. Ao finalizar o…
Uma Companhia de Material Bélico em Formação, 2ª partePor Iberê Mariano da Silva. Já tínhamos mobiliário para os alojamentos, para o gabinete do comando e…
Uma Companhia de Material Bélico em Formação. Por Iberê Mariano da Silva. A 12ª Cia Mat Bel foi criada a partir da mudança do CMA…
“Olho Local!” Por Iberê Mariano da Silva Um dia, após a visita de um Tenente que servia na fronteira e sua esposa, o meu Comandante Major Haroldo…
Minha passagem por Manaus Por Iberê Mariano da SilvaA Transferência do CMA O Comando Militar da Amazônia (CMA) foi criado em 17 de outubro de…
Vai Lá para Baixo ?Por Iberê Mariano da Silva Lá em Manaus, em 1970, quando se perguntava :_” Vai lá para baixo ou Vai descer”,…
Escola de Sambapor Iberê Mariano da Silva. Na 12ª Cia de Material Bélico, em formação, a grande maioria dos praças tinha sido transferido de Recife.…
“CADETE, IDES COMANDAR, APRENDEI A OBEDECER”. Por Iberê Mariano da Silva. Ao ser declarado Aspirante fui designado para servir na Divisão Blindada Comandada pelo Gen Ramiro Tavares…
Esgoto de Manauspor Iberê Mariano da Silva Num domingo, com a esposa, fomos ao mercado flutuante de Manaus. Na saída, olho para o chão e…
Tiro Ioiôpor Iberê Mariano da Silva Na época em que cheguei em Manaus, (1970), havia uma espécie de diretriz, que todos Oficiais que viajavam muito…
Recém-Casados, A MissãoPor Iberê Mariano da Silva. Ao ser declarado Aspirante a Oficial em 16 de dezembro de 1967, fui classificado no Batalhão de Manutenção…
Opções DemocráticasPor Iberê Mariano da Silva. Quando no CMRJ, Ainda e a Patota da Tijuca. Tenho sempre o hábito de formar minhas convicções raciocinando com…
Meu Primeiro Comando de Fato! Por Iberê Mariano da Silva Era um belíssimo dia de sol.Preguiçosamente, abria os olhos e me emocionava com os raios fúlgidos que…
Uma missão Inusitada, por Iberê Mariano da Silva Corria o ano de 1980. Eu estava na bica para ser promovido a Major e servia, na época,…
Missão na França! Em 1982 fui designado para fazer um curso de pós graduação na França. Era para fazer um curso na área nuclear. Em lá…
Corria o ano de 1969. Eu era 2° Ten, e servia na 12^ Cia MB, recém criada em Manaus. Em Cucui, comandava o Pelotão, um…
Vocês se interessam em experiências bizarras? Então, vou tentar lhes passar uma com outros fatos a entrelaçando, caso contrário delete. Tudo começa na segunda Guerra…
Em 1971, eu já tinha feito o curso de Guerra na S elva, GS563, e no 7 de setembro desfilava como porta bandeira da 12…
Srs. Vou- lhes repassar mais um fato da minha vida na caserna. Comandava o Parque 1, para quem não sabe, eu tinha diversos Chefes. Meu…